Políticas Editoriais

Foco e Escopo

A missão da Revista Filosofia Capital (RFC) em parceria com o Grupo de Pesquisa em Filosofia, Artes e Educação, é a promoção de estudos e pesquisas nas áreas: da filosofia, das artes e da educação, assim como sua divulgação, numa perspectiva crítica, de acordo com a responsabilidade social dos pesquisadores, colaborando com o processo de informação, conhecimento, transformação sócio-cultural e manutenção de intercâmbio.
Ressalta-se ainda que a Revista reserva o direito de efetuar, nos originais alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. As provas finais não serão enviadas aos autores. Os autores dos trabalhos publicados continuam a manter seus direitos sobre seus trabalhos, em contrapartida, a Revista se outorga o direito de lançar o trabalho publicado em bases de dados de Acesso Livre.

 

Políticas de Seção

Editorial

Não verificado Submissões abertas Verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares

Artigos

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Entrevistas

Não verificado Submissões abertas Verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares

.

Não verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

.

Não verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Resenha

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares
 

Processo de Avaliação pelos Pares

A meta é receber artigos científicos, e a natureza de tais colaborações deve seguir critérios de submissão adotados a partir dos processos de avaliação criados pelo Grupo de Pesquisa em Filosofia, Artes e Educação, atualmente formado pelo Conselho Editorial, a Comissão Editorial e a Junta de Consulta que julgarão os artigos submetidos. Nesta avaliação será considerada a objetividade do tema, as considerações pertinentes à filosofia da Revista, a estrutura geral do texto e obediência às normas exigidas.

É importante esclarecer que o Conselho Editorial, a Comissão Editorial e a Junta de Consulta perfazem o Grupo de Pesquisa em Filosofia, Artes e Educação, que promove a publicação de trabalhos acadêmicos científicos em versão on-line e anual da Revista Filosofia Capital - RFC. Neste perí­odo, haverá a possibilidade de Edição Especial, de acordo com a demanda dos artigos.

A Revista possui número de registro no International Standard Serial Number - ISSN, identificador aceito internacionalmente para individualizar o título de sua publicação seriada, tornando-o único e definitivo.
O seu uso é definido pela norma técnica internacional da International Standards Organization - ISO No 3297. O ISSN é operacionalizado por uma rede internacional. No Brasil, o Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia - IBICT atua como centro nacional. 

 

Periodicidade

As publicações são Anuais e gratuitas (com edições em jan/dez), tanto para a submissão dos artigos, que passará por rigoroso processo de avaliação, conforme item 3. submissões, quanto ao acesso à leitura e pesquisa dos artigos publicados. Havendo a possibilidade de Edição Especial, de acordo com a demanda das submissões ao longo do ano corrente.

 

Política de Acesso Livre


1. Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo com o princípio de disponibilizar gratuitamente ao público suas publicações e incentivar maior intercâmbio global de conhecimento.

2. A Revista se reserva o direito de efetuar, nos originais alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. As provas finais não serão enviadas aos autores.

3. O acesso à leitura e pesquisa às publicações é livre. É livre também o acesso para a submissão dos artigos, que passará por rigoroso processo de avaliação, conforme item 3. submissões. Havendo a possibilidade de Edição Especial, de acordo com a demanda das submissões ao longo do ano corrente.

4. Os autores dos trabalhos publicados continuam a manter seus direitos sobre seus trabalhos, em contrapartida, a Revista se outorga o direito de lançar o trabalho publicado em bases de dados de Acesso Livre. Diante disso, a oferta do acesso LIVRE imediato ao seu conteúdo, segue o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento. Contudo, vale ressaltar que todo o conteúdo da RFC ISSN 1982-6613, está licenciado sob uma Licença Creative Commons.

 

Arquivamento

Esta revista utiliza o sistema LOCKSS para criar um sistema de arquivo distribuí­do entre as bibliotecas participantes e permite às mesmas criar arquivos permanentes da Revista para a preservação e restauração. Saiba mais...