MELETE THANATOU: APROPRIAÇÕES PSICOTERAPEUTICAS DAS PRODUÇÕES FILOSÓFICAS EXISTENCIALISTAS RELATIVAS À MORTE E AO MORRER

Edson Renato Nardi

Resumo


Este trabalho buscou analisar o fenômeno da morte e do morrer à luz das interpretações realizadas pela Terapia Existencial das produções advindas do Existencialismo. Tal o fizemos, dado o fato de que a pratica psicoterapeutica denominada Terapia Existencial utiliza-se das reflexões existencialistas relativas à morte e ao morrer, para apresentar uma série de condutas e propostas terapêuticas. Além disso, tal tema tem sido alvo das reflexões humanas contemporãneas e em várias produções culturais ao longo do tempo. Especificamente nesta pesquisa, nos debruçamos, em especial, na obra Existential Psychoterapy de Irving Yalom, dado o fato de que este autor, juntamente com Rollo May é considerado um dos sistematizadores das idéias desta prática terapêutica. Pudemos concluir à luz da exegese destas e de outras obras, que as argumentações relativas à morte e o morrer, buscam fazer com que o indiví­duo adquira uma atitude em relação à vida, significando-a e a tornando autêntica e que, dado os seus alicerces teóricos serem eminentemente filosóficos, que esta prática consegue manter um forte élan de ligação com a sua área de conhecimento originária, manifestada na Filosofia e nas produções advindas do Existencialismo.

Palavras-chave


Morte, Existencialismo, Terapia

Texto completo:

PDF


Direitos autorais

Portal Eletrônico: Revista Filosofia Capital _________________________________________________________________________________________________________________ Licença Creative Commons
FILOSOFIA CAPITAL de REVISTA FILOSOFIA CAPITAL está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em www.filosofiacapital.org/. _________________________________________________________________________________________________________________________ Copyright 2006. Revista Filosofia Capital-RFC ISSN 1982-6613 Brasí­lia-DF. Todos os direitos reservados.