A ABORDAGEM DE NIETZSCHE SOBRE A GÊNESE DA TRAGÉDIA íTICA

Renato Nunes Bittencourt

Resumo


Este artigo analisa as reflexões de Nietzsche sobre a criação da Tragédia Grega na Antiguidade, comentando os seus elementos estéticos e religiosos, e de que maneira ambos se relacionaram no contexto dessa arte social e sagrada, realização extraordinária da cultura grega. Sempre que conveniente, a tradição de pesquisadores helenistas é aproveitada, de modo a enriquecer o debate intelectual acerca desse tema.

Palavras-Chave: Tragédia Grega Apolinismo Dionisismo Máscara Nietzsche.

Palavras-chave


Tragédia Grega; Apolinismo; Dionisismo; Máscara; Nietzsche.

Texto completo:

PDF


Direitos autorais

Portal Eletrônico: Revista Filosofia Capital _________________________________________________________________________________________________________________ Licença Creative Commons
FILOSOFIA CAPITAL de REVISTA FILOSOFIA CAPITAL está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em www.filosofiacapital.org/. _________________________________________________________________________________________________________________________ Copyright 2006. Revista Filosofia Capital-RFC ISSN 1982-6613 Brasí­lia-DF. Todos os direitos reservados.