A TEORIA ORTEGUIANA DOS VALORES E SUA CONTRIBUIÇÃO PARA O ESTUDO DO TÓPICO AXIOLOGIA EM FILOSOFIA CLíNICA

Jair Pereira Paim

Resumo


Neste artigo abordaremos alguns aspectos do pensamento orteguiano sobre os valores. Para Ortega o ser humano deve seguir sua vocação, mas isto não significa construir um caminho existencial à margem do mundo, pois uma vez lançado ao mundo, mesmo sem sua própria escolha, é neste mundo que ele pode construir sua saga existencial. O mundo é anterior à sua própria vida, portanto já traz um formato – a cultura já constituí­da – que lhe ajuda a dar uma direção em sua vida. Mas o se humano não pode fugir à sua vocação, também não pode torná-la um agir de qualquer maneira, pois existem os outros, e suas atitudes devem ser analisadas com a razão vital; um fato a favor da sua vocação é que todas as atitudes que deve tomar para concretizá-la é comum às outras pessoas. A ação moral orteguiana parte do próprio indiví­duo, assim também é visto pela Filosofia Clí­nica, então veremos as correlações e contribuições que Ortega oferece ao estudo do Tópico Axiologia.

Palavras-Chave: Razão vital – Cultura – Vida – Moral – Axiologia.

Palavras-chave


Razão vital; Cultura; Vida; Moral; Axiologia

Texto completo:

PDF


Direitos autorais

Portal Eletrônico: Revista Filosofia Capital _________________________________________________________________________________________________________________ Licença Creative Commons
FILOSOFIA CAPITAL de REVISTA FILOSOFIA CAPITAL está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em www.filosofiacapital.org/. _________________________________________________________________________________________________________________________ Copyright 2006. Revista Filosofia Capital-RFC ISSN 1982-6613 Brasí­lia-DF. Todos os direitos reservados.