WALTER BENJAMIM - EXPRESSÃO POLíTICA E PERSONAGENS DA HISTÓRIA

Erika Felipe de Albuquerque, Marineide Bezerra Ferreira, Viviane Suely Paixão

Resumo


O pensamento de Walter Benjamin nos leva ao resgata do conceito de história elaborado por este teórico nas Obras Escolhidas, especialmente, nas –Teses sobre o conceito de história-. O conceito de história elaborado por Benjamin está impregnado de polí­tica, como de cultura, haja vista, estar sua reflexão situada no resgate da arte como um instrumento de crí­tica social. A história para Benjamin deve ser resgatada dos fragmentos que a sociedade da técnica a relegou. Assim, a principal função da história e manter vivo a tradição no presente impulsionando para o futuro. Benjamin critica a história dos vencidos e procura resgatar nos personagens da história, o colecionador, o estudante, o jogador e o flãneur, frutos da sociedade de vidro, ou do mundo da mercadoria, marcada pelo ideal do Iluminismo, elementos essenciais para redimir a história, ou seja, colocá-las na mão dos vencidos. Portanto, trataremos em linhas gerais, a perspectiva da história em Benjamin em sua dimensão polí­tica e cultural.

Palavras-Chave: História – Personagens – Cultura.

Palavras-chave


História; personagens;cultura

Texto completo:

PDF


Direitos autorais

Portal Eletrônico: Revista Filosofia Capital _________________________________________________________________________________________________________________ Licença Creative Commons
FILOSOFIA CAPITAL de REVISTA FILOSOFIA CAPITAL está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em www.filosofiacapital.org/. _________________________________________________________________________________________________________________________ Copyright 2006. Revista Filosofia Capital-RFC ISSN 1982-6613 Brasí­lia-DF. Todos os direitos reservados.