Edição, Vol. 5, No 10 (2010)

Mª Júlia B. de Holanda

Resumo


Aos Leitores,

A presente Edição –As Interveniências da Filosofia no Processo Acadêmico Cientí­fico!- vem tratar sobre alguns problemas pertinentes ao meio acadêmico cientí­fico.

Então seguem modestas informações de alguns artigos publicados: como a crí­tica de Popper a Hume e o problema da indução que informa que os problemas filosóficos não podem ser reduzidos ao princí­pio do –mal uso da linguagem-, mas radicam na ciência e que filosofia, portanto, não é atividade, mas teoria. Em outro artigo é analisada a teoria orteguiana dos valores ao qual o ser humano deve seguir sua vocação, mas isto não significa construir um caminho existencial à margem do mundo, pois uma vez lançado ao mundo, mesmo sem sua própria escolha, é neste mundo que ele pode construir sua saga existencial. Em seguida, é lançado um olhar para as contribuições da psicanálise à educação, sobretudo no que se refere especificamente ao papel desempenhado pelo professor em sala de aula.

No decurso da leitura é apresentada a polí­tica em Estlund e Habermas, e o quanto o processo de escolha na democracia é importante, para definir alguns problemas quanto às questões de autoridade e legitimidade. Em seguida, surge o conceito rawlsiano de razão pública prática restrita e o coerentismo concebido politicamente enquanto resultado de critérios públicos consensualmente estabelecidos.

Em outro momento é feito estudo a respeito da crí­tica arendtiana do conceito de trabalho em Karl Marx. E por fim, é travado um estudo sobre valor e direito a partir das contribuições de Max Scheler e Miguel Reale.

Deste modo, fica o convite para que todos possam ler refutar participar e continuar sempre com suas colaborações cientí­ficas e imensamente valorativas.

Boa leitura,

A Edição.

Palavras-chave


Editorial



Direitos autorais

Portal Eletrônico: Revista Filosofia Capital _________________________________________________________________________________________________________________ Licença Creative Commons
FILOSOFIA CAPITAL de REVISTA FILOSOFIA CAPITAL está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em www.filosofiacapital.org/. _________________________________________________________________________________________________________________________ Copyright 2006. Revista Filosofia Capital-RFC ISSN 1982-6613 Brasí­lia-DF. Todos os direitos reservados.