SURGIMENTO E DESENVOLVIMENTO DA QUESTÃO DO CONHECIMENTO NO PENSAMENTO DE HEIDEGGER NOS ANOS 20

Cezar Luí­s Seibt

Resumo


Propomos neste texto uma revisão das obras e cursos de Heidegger nos anos 20, mostrando a presença da preocupação pela questão do conhecimento, embora nem sempre de forma explí­cita. Evidencia-se o esforço para retornar do âmbito das teorizações para o ambiente hermenêutico da vida fática, para o pré-teórico, para aquilo que se mantém oculto no discurso filosófico e cientí­fico, mas é a condição de possibilidade deste mesmo discurso. A pergunta pelo sentido do ser implica uma revisão da compreensão do fenômeno do conhecimento.

Palavras-chave: Conhecimento; Faticidade; Fenomenologia hermenêutica.

Palavras-chave


Conhecimento, faticidade, fenomenologia hermenêutica

Texto completo:

PDF


Direitos autorais

Portal Eletrônico: Revista Filosofia Capital _________________________________________________________________________________________________________________ Licença Creative Commons
FILOSOFIA CAPITAL de REVISTA FILOSOFIA CAPITAL está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em www.filosofiacapital.org/. _________________________________________________________________________________________________________________________ Copyright 2006. Revista Filosofia Capital-RFC ISSN 1982-6613 Brasí­lia-DF. Todos os direitos reservados.