AUTONOMIA, SUBJETIVIDADE E EDUCAÇÃO: EXPERIÊNCIA DA DIFERENÇA NA FORMAÇÃO HUMANA

Rafael Bianchi Bianchi Siilva, Leoni Maria Padilha Hennig

Resumo


Este trabalho visa apresentar algumas das reflexões realizadas durante o processo de construção da dissertação de mestrado em educação que visava, dentre outras coisas, discutir a construção subjetiva como um dos pilares da educação escolar, focalizando o paradoxo entre a constituição do aluno e padronização subjetiva realizada na instituição escolar. Isso, ao mesmo tempo, em que discursivamente, observa-se forte preocupação com a constituição de um sujeito autônomo e responsável pelos seus atos. A partir de dessa problemática inicial, buscamos discutir alguns conceitos de subjetividade e questionar se estes são possí­veis ou não de serem desenvolvidos no espaço escolar. Como saí­da para as questões levantadas, propõe-se uma reflexão a partir dos conceitos de experiência e diferença.

Palavras-Chave: Educação Escolar. Experiência. Autonomia.

Palavras-chave


Educação Escolar; Experiência; Autonomia.

Texto completo:

PDF


Direitos autorais

Portal Eletrônico: Revista Filosofia Capital _________________________________________________________________________________________________________________ Licença Creative Commons
FILOSOFIA CAPITAL de REVISTA FILOSOFIA CAPITAL está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em www.filosofiacapital.org/. _________________________________________________________________________________________________________________________ Copyright 2006. Revista Filosofia Capital-RFC ISSN 1982-6613 Brasí­lia-DF. Todos os direitos reservados.