ÉTICA E EDUCAÇÃO JESUíTICA NO SÉCULO XVI: FORMAR SOLDADOS PARA CRISTO

Marcos Roberto de Faria

Resumo


O artigo que se segue pretende discutir as bases teóricas sobre as quais se fundamentava a prática jesuí­tica no século XVI. Para tanto, faz-se uso do texto dos Exercí­cios Espirituais de Loyola e das Constituições jesuí­ticas de 1556. O pressuposto fundamental do presente trabalho situa-se na constatação da importãncia desses documentos para se conhecer as bases das concepções éticas e pedagógicas da formação jesuí­tica nesse perí­odo. O objetivo do trabalho é, pois, apresentar o itinerário de formação dos –soldados de Cristo- que se preparavam para a –batalha espiritual- pela prática dos Exercí­cios e pela obediência aos ordenamentos advindos das Constituições.

Palavras-Chave: Jesuí­tas. Educação. Exercí­cios Espirituais.

Palavras-chave


Jesuí­tas; Educação; Exercí­cios Espirituais.

Texto completo:

PDF


Direitos autorais

Portal Eletrônico: Revista Filosofia Capital _________________________________________________________________________________________________________________ Licença Creative Commons
FILOSOFIA CAPITAL de REVISTA FILOSOFIA CAPITAL está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em www.filosofiacapital.org/. _________________________________________________________________________________________________________________________ Copyright 2006. Revista Filosofia Capital-RFC ISSN 1982-6613 Brasí­lia-DF. Todos os direitos reservados.