ÉTICA E EDUCAÇÃO JESUÍTICA NO SÉCULO XVI: FORMAR SOLDADOS PARA CRISTO

Marcos Roberto de Faria

Resumo


O artigo que se segue pretende discutir as bases teóricas sobre as quais se fundamentava a prática jesuítica no século XVI. Para tanto, faz-se uso do texto dos Exercícios Espirituais de Loyola e das Constituições jesuíticas de 1556. O pressuposto fundamental do presente trabalho situa-se na constatação da importância desses documentos para se conhecer as bases das concepções éticas e pedagógicas da formação jesuítica nesse período. O objetivo do trabalho é, pois, apresentar o itinerário de formação dos “soldados de Cristo” que se preparavam para a “batalha espiritual” pela prática dos Exercícios e pela obediência aos ordenamentos advindos das Constituições.

Palavras-Chave: Jesuítas. Educação. Exercícios Espirituais.

Referências



Texto completo: PDF


Portal Eletrônico: Revista Filosofia Capital _________________________________________________________________________________________________________________
Licença Creative Commons
_________________________________________________________________________________________________________________ REVISTA FILOSOFIA CAPITAL by FILOSOFIA CAPITAL is licensed under a Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Não a obras derivadas 3.0 Unported License.
Based on a work at www.filosofiacapital.org. _________________________________________________________________________________________________________________ Copyright 2006 © Revista Filosofia Capital-RFC ISSN 1982-6613 Brasília-DF. Todos os direitos reservados.