A ÉTICA E A POSITIVAÇÃO: BASE DE UMA EDUCAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO HUMANO

João Manuel Roratto

Resumo


Valor é uma palavra que está presente no nosso cotidiano. Ela assume um sentido axiológico na medida em que aquilo que representa passa ter sentido para o ser humano. Liberdade, igualdade, oportunidade, por exemplo, são apenas termos, mas quando alçados à condição humana e comparados com situações que dizem representar leva-nos a refletir e a questionar sobre eles. Esse instante de comparação, do que existe com a minha existência, assume uma dimensão que transforma o apenas dito em valor humano. A educação é um espaço de encontro e discussões sobre valores. Ter educação, ter mais ou menos educação, ter educação de melhor ou pior qualidade depende de ações que emergem do agir humano, nos seus aspectos éticos e legais, pois o agir humano, em geral, é conduzido tanto pelo seu envolvimento comprometido como pelo ordenamento jurí­dico que leva a efetivação dos valores. A discussão nesse artigo diz respeito a esses pontos e está fundada em pensadores humanistas como Scheler, Bauman, Bobbio, Ribeiro, Rawls, Freire, entre outros, que se ocupam (ou se ocuparam) da fundamentação e da efetivação dos valores humanos.

Palavras-chave: Valores. Direitos. Educação. Aristóteles.

Palavras-chave


Valores. Direitos. Educação

Texto completo:

PDF


Direitos autorais

Portal Eletrônico: Revista Filosofia Capital _________________________________________________________________________________________________________________ Licença Creative Commons
FILOSOFIA CAPITAL de REVISTA FILOSOFIA CAPITAL está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em www.filosofiacapital.org/. _________________________________________________________________________________________________________________________ Copyright 2006. Revista Filosofia Capital-RFC ISSN 1982-6613 Brasí­lia-DF. Todos os direitos reservados.