A CRIATIVIDADE COMO ESTRATÉGIA MEDIADORA DE PROCESSOS DE DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM

Maria Mônica Pinheiro-Cavalcanti, Denise de Souza Fleith

Resumo


O presente trabalho objetiva relatar o processo de intervenção psicopedagógica com foco no desenvolvimento da criatividade de um aluno de 7 anos, que freqüentava uma escola da rede particular de ensino da capital de Alagoas. O objetivo da intervenção foi contribuir para o desenvolvimento do potencial intelectual e criador do aluno, favorecendo a expressão de seus talentos e a integração de suas habilidades e necessidades. O processo de intervenção psicopedagógica envolveu dois momentos distintos e consecutivos da trajetória escolar inicial da criança: no 2º ano do Ensino Fundamental, quando se recusava a grafar em letra cursiva, e no 3º ano, momento em que se negava a construir narrativas. Aspectos do contexto escolar e do processo de aprendizagem do aluno são relatados, bem como especificidades relacionadas à intervenção desenvolvida com a criança. A intervenção contribuiu para o desenvolvimento do potencial intelectual criador e socioemocional da criança com reflexos positivos sobre seu desempenho escolar.

Palavras-chave: Intervenção psicopedagógica; Criatividade; Ensino fundamental.

Referências



Texto completo: PDF


Portal Eletrônico: Revista Filosofia Capital _________________________________________________________________________________________________________________
Licença Creative Commons
_________________________________________________________________________________________________________________ REVISTA FILOSOFIA CAPITAL by FILOSOFIA CAPITAL is licensed under a Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Não a obras derivadas 3.0 Unported License.
Based on a work at www.filosofiacapital.org. _________________________________________________________________________________________________________________ Copyright 2006 © Revista Filosofia Capital-RFC ISSN 1982-6613 Brasília-DF. Todos os direitos reservados.