PODER SOBERANO E RESISTÊNCIA INDIVIDUAL NA FILOSOFIA POLíTICA MODERNA: INTERPRETAÇÕES DO LEVIATÃ DE THOMAS HOBBES

Carlos Henrique Pereira de Medeiros

Resumo


Trata-se o presente escrito de uma análise do –direito de resistência- hobbesiano, lido na perspectiva de um par-contrário ao poder soberano, apreendido como objeto de limitação ao poder soberano de atentar conta a vida, em todos os seus pormenores, do súdito supostamente excluí­do do pacto de constituição do Estado. Análise utilizada como pano de fundo para uma refutação dos fundamentos filosóficos da tese de Günter Jakobs, conhecida como –Direito Penal do Inimigo.

Palavras-chave: Filosofia Polí­tica Moderna; Poder; Resistência; Estado; Indiví­duo.

Palavras-chave


Filosofia Polí­tica Moderna; Poder e Resistência; Estado e Indiví­duo

Texto completo:

PDF


Direitos autorais

Portal Eletrônico: Revista Filosofia Capital _________________________________________________________________________________________________________________ Licença Creative Commons
FILOSOFIA CAPITAL de REVISTA FILOSOFIA CAPITAL está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em www.filosofiacapital.org/. _________________________________________________________________________________________________________________________ Copyright 2006. Revista Filosofia Capital-RFC ISSN 1982-6613 Brasí­lia-DF. Todos os direitos reservados.