O CAMINHO ESTÉTICO DE F. SCHILLER: PRIMÓRDIOS DE UM PROGRAMA DE EDUCAÇÃO ESTÉTICA NO ENSINO REGULAR

Simone Villas Ferreira

Resumo


O presente artigo pretende esclarecer a oposição entre os conceitos –juí­zo estético-, de Kant, e –caminho estético-, de Schiller. Nas Cartas sobre a educação estética, Schiller afirma que há dois instintos fundamentais no homem: um –instinto material- e um –instinto voltado para a forma-. O primeiro está ligado ao ser sensí­vel do homem e, portanto, à materialidade e à temporalidade; o segundo está ligado à racionalidade do homem. A composição da antí­tese entre os dois instintos não deve ocorrer sacrificando totalmente o primeiro em benefí­cio do segundo, porque assim ter-se-ia forma sem realidade, mas sim os harmonizando mediante o que ele chama de –instinto do jogo- (recorde-se o kantiano –livre jogo- das faculdades), que precisamente media a realidade e a forma, a contingência e a necessidade. Esse livre jogo das faculdades é a liberdade. Schiller também chama o primeiro instinto de –vida-, o segundo de –forma- e o livre jogo de –forma viva-, e esta é a beleza. Para tornar o homem verdadeiramente racional, é preciso torná-lo –estético-. A educação estética é a educação para a liberdade através da liberdade (porque a beleza é liberdade).

Palavras-chave: Filosofia; Kant; Schiller; –Juí­zo estético-; Educação Estética; Liberdade.

Palavras-chave


Metodologia Cientí­fica

Texto completo:

PDF


Direitos autorais

Portal Eletrônico: Revista Filosofia Capital _________________________________________________________________________________________________________________ Licença Creative Commons
FILOSOFIA CAPITAL de REVISTA FILOSOFIA CAPITAL está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em www.filosofiacapital.org/. _________________________________________________________________________________________________________________________ Copyright 2006. Revista Filosofia Capital-RFC ISSN 1982-6613 Brasí­lia-DF. Todos os direitos reservados.