POSICIONAMENTO TEÓRICO DE UMA PROFESSORA DE FILOSOFIA DE ENSINO MÉDIO ATRAVES DA OBSERVAÇÃO: ESTUDO DO CASO

Angeluce Comoretto Parcianello

Resumo


Este trabalho é fruto de uma pesquisa Descritiva do tipo Estudo de Caso Qualitativo. A atividade realizou-se numa Escola Pública Estadual no perí­metro urbano da cidade de Santa Maria – RS – Brasil. O estudo se deu no segundo semestre de 2004, tendo como campo de estudo o fazer de uma professora de Filosofia numa turma de 2í° série do Ensino Médio. A área temática da pesquisa foi a discussão do assunto. A Filosofia como reflexão sobre ideias fundamentais. Daí­ delineou-se como objetivo geral a intenção de verificar o posicionamento teórico da Professora ao desenvolver a temática. A coleta de informações se deu com uma ficha de observação etnográfica da aula desenvolvida pela professora, sendo a análise e discussão das informações norteadas pela Análise de conteúdo.

Palavras-chave: Filosofia; Ensino Médio; Análise de conteúdo.

Texto completo:

PDF


Direitos autorais

Portal Eletrônico: Revista Filosofia Capital _________________________________________________________________________________________________________________ Licença Creative Commons
FILOSOFIA CAPITAL de REVISTA FILOSOFIA CAPITAL está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em www.filosofiacapital.org/. _________________________________________________________________________________________________________________________ Copyright 2006. Revista Filosofia Capital-RFC ISSN 1982-6613 Brasí­lia-DF. Todos os direitos reservados.