AS PEGADAS DE AXIOTÉIA

Edson Renato Nardi

Resumo


Buscamos neste artigo investigar a relação entre a mulher e a filosofia. Para tanto, inicialmente apresentamos algumas justificativas deste tema e exemplificamos brevemente algumas das mulheres que compuseram a história da filosofia. Logo a seguir, pusemo-nos a realizar uma breve análise de como a mulher foi tratada no chamado perí­odo de ouro da filosofia grega. Após isto, lidamos com obras contemporãneas a respeito de uma aluna de Platão intitulada Axiotéia. E, por fim, com uma obra produzida no século III d.C. pelo biógrafo Diógenes Laércio e que apresenta indí­cios a respeito da existência desta mulher. A partir destes elementos pusemo-nos a levantar hipóteses sobre o que estes indí­cios poderiam representar e, através deste exercí­cio, apresentamos a possibilidade de que Axiotéia e outra aluna chamada Lasthenia poderiam vir a influenciar as considerações positivas que o filósofo Platão apresentou em relação à mulher em sua grande obra A República. Destes elementos pudemos concluir a importãncia das investigações que tratem deste tema e a necessidade de maiores estudos para se investigar e resgatar a história da mulher na Filosofia.

Palavras-chave: Mulher; Filosofia; Axiotéia.

Palavras-chave


Mulher; Filosofia; Axiotéia

Texto completo:

PDF


Direitos autorais

Portal Eletrônico: Revista Filosofia Capital _________________________________________________________________________________________________________________ Licença Creative Commons
FILOSOFIA CAPITAL de REVISTA FILOSOFIA CAPITAL está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em www.filosofiacapital.org/. _________________________________________________________________________________________________________________________ Copyright 2006. Revista Filosofia Capital-RFC ISSN 1982-6613 Brasí­lia-DF. Todos os direitos reservados.