QUESTÕES DE JUSTIFICAÇÃO: O INTERNALISMO COMO COERENTISMO NA TEORIA RAWLSIANA

Elnora Maria Gondim, Osvaldino Marra Rodrigues

Resumo


No presente trabalho vamos relacionar a justificação de caráter internalista como pressuposto de coerentismo na teoria rawlsiana. Pode-se afirmar que as questões de justificação são aquelas que se relacionam com as razões que governam as crenças. Em outras palavras, elas são as várias tentativas de desenvolver uma teoria geral para estabelecer as condições sob as quais as pessoas têm crenças. No caso dos internalistas, estes afirmam que uma crença está justificada quando ela é determinada por estados internos do sujeito epistêmico. Portanto, o fato de Rawls utilizar o recurso dos julgamentos considerados, isso faz com que ele recorra a um procedimento reflexivo, assim internalista. Esse procedimentalismo faz com que a sua teoria seja coerentista, porquanto os julgamentos considerados não são equivalentes à crenças básicas.

Palavras-chave: Rawls; internalismo; justificação; coerentismo.

Palavras-chave


Palavras-chave: Rawls, internalismo, justificação, coerentismo.

Texto completo:

PDF


Direitos autorais

Portal Eletrônico: Revista Filosofia Capital _________________________________________________________________________________________________________________ Licença Creative Commons
FILOSOFIA CAPITAL de REVISTA FILOSOFIA CAPITAL está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em www.filosofiacapital.org/. _________________________________________________________________________________________________________________________ Copyright 2006. Revista Filosofia Capital-RFC ISSN 1982-6613 Brasí­lia-DF. Todos os direitos reservados.