AGIR DIANTE DO FRACASSO: UMA ÉTICA PERANTE AS SITUAÇÕES-LIMITE DE KARL JASPERS

Larissa Benetti

Resumo


O presente artigo tem por objetivo apresentar a ética referida ao “fracasso” que identificamos nas situações-limite descritas por Karl Jaspers. Entre as reações que podemos ter quando as situações-limite subtraem de nossos pés o chão em que vivemos os apoios e os abrigos que tínhamos para manter nossa existência empírica, para pensar e criar e nas quais fracassam os modos de ser que se referem ao mundo - existência empírica, consciência em geral e espírito, é possível que o homem, por meio de uma ação interior, se reconheça como existência. Para Jaspers, a existência e a abertura ao ser da transcendência precisam ser conquistadas por meio de uma ação que só pode ter início no fracasso.

Palavras-chave: Karl Jaspers; fracasso; situação-limite; Filosofia da Existência.

Referências



Texto completo: PDF


Portal Eletrônico: Revista Filosofia Capital _________________________________________________________________________________________________________________
Licença Creative Commons
_________________________________________________________________________________________________________________ REVISTA FILOSOFIA CAPITAL by FILOSOFIA CAPITAL is licensed under a Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Não a obras derivadas 3.0 Unported License.
Based on a work at www.filosofiacapital.org. _________________________________________________________________________________________________________________ Copyright 2006 © Revista Filosofia Capital-RFC ISSN 1982-6613 Brasília-DF. Todos os direitos reservados.