O PROBLEMA DO ERUDITISMO NA CRíTICA DE NIETZSCHE AO SISTEMA PEDAGÓGICO MODERNO

Felipe Luiz Gomes Figueira, Caetano Zaganini, Vanderson Teixeira

Resumo


O presente projeto de pesquisa tem como proposta refletir o problema do eruditismo em Nietzsche. O eruditismo é uma subversão das capacidades crí­ticas do processo educacional do estudante tornando a assimilação de conteúdos pedagógicos um fim em si mesmo sem que haja qualquer compromisso desses conteúdos com o aprimoramento das capacidades vitais do estudante. Neste sistema a educação se torna mecanismo puramente informativo, pois não promove efetivamente a aquisição de cultura na vida individual. Para tanto serão estudadas em especial as obras Sobre o futuro dos nossos estabelecimentos de ensino e Schopenhauer como educador, no que concerne às crí­ticas desenvolvidas pelo filósofo ao referido problema e suas respectivas intersecções com a cultura e a educação no sistema pedagógico tradicional e, a partir disso, apreender de que maneira este tipo de educação eruditista pode resultar em um –abortamento do impulso crí­tico- do estudante.

Palavras-chave: Eruditismo; Cultura; Nietzsche.

Palavras-chave


Nietzsche; Eruditismo; Cultura

Texto completo:

PDF


Direitos autorais

Portal Eletrônico: Revista Filosofia Capital _________________________________________________________________________________________________________________ Licença Creative Commons
FILOSOFIA CAPITAL de REVISTA FILOSOFIA CAPITAL está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em www.filosofiacapital.org/. _________________________________________________________________________________________________________________________ Copyright 2006. Revista Filosofia Capital-RFC ISSN 1982-6613 Brasí­lia-DF. Todos os direitos reservados.