VERDADE E IDENTIFICAÇÃO: A ELUCIDAÇÃO FENOMENOLÓGICA DO CONHECIMENTO EM E. HUSSERL

Paulo Mendes Taddei

Resumo


Neste artigo pretendo apresentar a abordagem de E. Husserl do fenômeno da verificação da verdade de um enunciado, isto é, do fenômeno da legitimação do conhecimento, e o conceito de verdade husserliano decorrente dessa abordagem mesma. Nesse tratamento husserliano, trata-se de descrever como o estado de concordãncia de juí­zos com a realidade nos aparece na assim chamada –vida intencional-, isto é, no fluxo de vivências (Erlebnisstrom). Nesse sentido, cumpre considerar as vivências intencionais que são mobilizadas nesse fenômeno: a vivência intencional signitiva; a vivência intencional intuitiva; e a vivência intencional responsável pela sí­ntese de recobrimento (Deckungssynthese). Nosso objetivo último é o de clarificar, não apenas a concepção de Husserl de verificação como um ato de identificação, mas também o primeiro conceito de verdade de Husserl como uma relação de –identidade entre o visado e o dado-.

Palavras-chave


Verdade, Identificação, Husserl.

Texto completo:

PDF


Direitos autorais

Portal Eletrônico: Revista Filosofia Capital _________________________________________________________________________________________________________________ Licença Creative Commons
FILOSOFIA CAPITAL de REVISTA FILOSOFIA CAPITAL está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em www.filosofiacapital.org/. _________________________________________________________________________________________________________________________ Copyright 2006. Revista Filosofia Capital-RFC ISSN 1982-6613 Brasí­lia-DF. Todos os direitos reservados.