A PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO CIENTíFICO NA UNIVERSIDADE MEDIEVAL: ROGER BACON E A GÊNESE DO EMPIRISMO

Telma Adriana Pací­fico Martineli, Jani Alves da Silva Moreira

Resumo


Neste artigo propomos analisar a produção cientí­fica na história da universidade medieval, especialmente a gênese do empirismo nos escritos do mestre franciscano Roger Bacon (1214-1294). Contextualizamos as raí­zes da universidade medieval, alguns dos grandes mestres desse perí­odo e a sua produção filosófica na emergência do desenvolvimento do pensamento cientí­fico, em meio aos embates do pensamento teológico; e, por fim, analisamos especificamente a arte e a natureza da Ciência Experimental apresentada na sexta parte do Opus Majus (1257) escrita por Bacon. Este percurso de estudos e análises nos possibilitou apreender que o contexto das origens da universidade medieval foi marcado pela existência de grandes mestres e por uma vasta produção filosófica. Bacon foi um desses filósofos que estudou e lecionou nas universidades de Oxford e Paris e, ao longo de sua vida religiosa e acadêmica, sofreu perseguições e punições em função de sua posição filosófica por uma ciência universal, no qual seria possí­vel formar uma sí­ntese entre teologia e ciência da experiência. Escreveu uma obra original acerca da arte e da natureza da Ciência Experimental, o que consolidou, entre outros feitos, o seu reconhecimento como grande mestre da universidade medieval e um homem à frente do pensamento cientí­fico de seu tempo.

Palavras-chave


Universidade Medieval. Produção do Conhecimento. Ciência Experimental.

Texto completo:

PDF


Direitos autorais 2015

Portal Eletrônico: Revista Filosofia Capital _________________________________________________________________________________________________________________ Licença Creative Commons
FILOSOFIA CAPITAL de REVISTA FILOSOFIA CAPITAL está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em www.filosofiacapital.org/. _________________________________________________________________________________________________________________________ Copyright 2006. Revista Filosofia Capital-RFC ISSN 1982-6613 Brasí­lia-DF. Todos os direitos reservados.