DEUS EM NIETZSCHE: ATRIBUTO DA NACIONALIDADE E SUAS IMPLICAÇÕES MORAIS

Robson Stigar, Vanessa Roberta Massambani Ruthes

Resumo


Em sua análise acerca da moralidade, Nietzsche, pretende efetivar uma análise acerca do conteúdo valorativo das designações bom e mau, para que posteriormente, possa efetivar uma crítica a estes. Percebe que as designações estão intimamente ligadas à Vontade de Poder dos diferentes povos existentes nas diferentes épocas. Para que tais permaneçam exalta a necessidade da existência uma realidade divina que conjugue em si a Vontade Própria da nação, efetivando um movimento de afirmação da vida, por meio da moral. Sendo importante afirmar que este conceito é fruto da influência de Dostoiévski, o texto pleiteará demonstrar a importância de tal constatação para o desenvolvimento da análise nietzscheniana e sua posterior crítica.

Palavras-chave


Genealogia – Moral – Religião - Valor - Vontade de Poder.

Texto completo:

PDF


Direitos autorais 2016 Revista Filosofia Capital - ISSN 1982-6613

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

Portal Eletrônico: Revista Filosofia Capital _________________________________________________________________________________________________________________ Licença Creative Commons
FILOSOFIA CAPITAL de REVISTA FILOSOFIA CAPITAL está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em www.filosofiacapital.org/. _________________________________________________________________________________________________________________________ Copyright 2006. Revista Filosofia Capital-RFC ISSN 1982-6613 Brasí­lia-DF. Todos os direitos reservados.