A PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO CIENTíFICO: UM DEBATE PRAGMíTICO. PARTE I

Simone Lisniowski

Resumo


A questão nesta parte I deste artigo se concentra na busca de definir ââ?¬Ë?conhecimento cientí­ficoââ?¬â?¢ e apresentar um debate acerca da ciência e sua problematização atual, concentrando-se no problema do conhecimento para as ciências humanas. A fim de ordenar uma reflexão partirei de uma breve exposição do pensamento positivista em torno da produção do conhecimento cientí­fico baseado no método lógico-matemático, a seguir apresentar a crí­tica fenomenológica da relação restrita imposta pelo positivismo do homem com a natureza, incluindo a mundaneidade e a existência, e aspectos reflexivos do paradigma marxista acerca da generalização teórica de Marx.

Palavras-Chave: Conhecimento cientí­fico – Mundaneidade – Existência – Paradigma Marxista.

Palavras-chave


Estudo de Gênero

Texto completo:

PDF


Direitos autorais

Portal Eletrônico: Revista Filosofia Capital _________________________________________________________________________________________________________________ Licença Creative Commons
FILOSOFIA CAPITAL de REVISTA FILOSOFIA CAPITAL está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em www.filosofiacapital.org/. _________________________________________________________________________________________________________________________ Copyright 2006. Revista Filosofia Capital-RFC ISSN 1982-6613 Brasí­lia-DF. Todos os direitos reservados.