A DOR DA VIDA TRÁGICA E ABSURDA: A POESIA FILOSÓFICA DE MARLY DE OLIVEIRA

Bárbara Poli Uliano Shinkawa

Resumo


O presente artigo aborda as influências da filosofia do trágico e do Absurdo camusiano na obra de Marly de Oliveira, em especial, nos livros A Força da Paixão e A Incerteza das Coisas (1984). O estudo pretende exibir como a poesia de Marly, a partir do livro Contato, não só no trabalho com a linguagem, mas também na tendência filosófica pré-anunciada em livros ulteriores se mostra amplamente. Após Contato, concretizam-se preocupações como a vida e a morte, a passagem do tempo, a alienação, a perda da noção de indivíduo. É um olhar amadurecido direcionado ao humano e suas relações. Desse olhar resulta um discurso contraditório que diz e depois desdiz, feito por antíteses e paradoxos. Tendo isso em vista, os livros a serem analisados no artigo foram selecionados por se constituírem belíssimas amostras de jogos poéticos e de questionamentos sobre o homem e o mundo. Para isso, pensadores do trágico moderno e a filosofia de Albert Camus são utilizados como suporte teórico para o referido estudo. Percebe-se, após as análises, que a obra de Marly de Oliveira é plena de poesia e pensamento filosófico.

Palavras-chave


Absurdo; trágico; poesia

Texto completo:

PDF


Direitos autorais 2016 Revista Filosofia Capital - ISSN 1982-6613

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

Portal Eletrônico: Revista Filosofia Capital _________________________________________________________________________________________________________________ Licença Creative Commons
FILOSOFIA CAPITAL de REVISTA FILOSOFIA CAPITAL está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em www.filosofiacapital.org/. _________________________________________________________________________________________________________________________ Copyright 2006. Revista Filosofia Capital-RFC ISSN 1982-6613 Brasí­lia-DF. Todos os direitos reservados.