A HERMENÊUTICA HUMANISTA DE PALMER: INTERPRETAR, COMPREENDER E TRADUZIR

Maurício Sérgio Bergamo

Resumo


O presente trabalho visa mostrar os principais argumentos de Richard Palmer à interpretação, à compreensão e à tradução de textos literários, sob caráter humanista. Abordando aspectos que tratam sobre a Hermenêutica fenomenológica, as referidas explicações serão oferecidas pela Hermenêutica, obra na qual Palmer dedica-se em mostrar que a Hermenêutica não é uma tarefa exclusiva de textos bíblicos. Todavia, Palmer também assevera que a busca pelo significado humano nas análises hermenêuticas fenomenológicas, são auxiliadas pelos conhecimentos da História enquanto disciplina. Assim, ele é levado a considerar, como elemento fundamental da prática da Hermenêutica, a interpretação, a compreensão e a tradução do elemento humano. Com o auxílio da História enquanto disciplina capacidade em tornar o passado vivo no presente, a proposta hermeneuta de Palmer pressupõe a desmitologização das obras literárias. Para isso, é preciso que o exegeta siga algumas regras importantes e, perceba as obras literárias como um elemento vivo e dinâmico eficazes em resgatar as várias e as diversas constituintes dos períodos históricos remotos. Entretanto, o exegeta, no curso que o leva à interpretação, a compreensão e a tradução do elemento humano, depara-se com alguns empecilhos que tendem a tornar obscura e ofuscada, a busca pelos valores de verdades das sentenças literárias.

Texto completo:

PDF


Direitos autorais 2016 Revista Filosofia Capital - ISSN 1982-6613

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Portal Eletrônico: Revista Filosofia Capital _________________________________________________________________________________________________________________ Licença Creative Commons
FILOSOFIA CAPITAL de REVISTA FILOSOFIA CAPITAL está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em www.filosofiacapital.org/. _________________________________________________________________________________________________________________________ Copyright 2006. Revista Filosofia Capital-RFC ISSN 1982-6613 Brasí­lia-DF. Todos os direitos reservados.