DA FRONTEIRA BRASILEIRA A FRONTEIRA AMAZÔNICA: UMA LEITURA HISTÓRICO-GEOGRÁFICA

Cláudia Pinheiro Nascimento

Resumo


A construção das fronteiras no Brasil se constituiu como um elemento de fundamental importância na construção da sociedade brasileira, este fenômeno, porém, não constitui um processo natural, sem intenções e vontades, mas, carrega os interesses e necessidades do modo de produção dominante. No caso do Brasil, dois momentos marcam este processo, o estabelecimento das primeiras fronteiras no período colonial, e a implantação da fronteira amazônica, ainda em curso. Este artigo tem como objetivo construir um panorama histórico geográfico do estabelecimento destas fronteiras no Brasil, no intuito de demonstrar suas características, as intenções dos grupos sociais envolvidos, as tensões geradas e as heranças deixadas como parte da formação social brasileira. Para tal, foram realizadas pesquisas bibliográficas, na busca de compreender os diferentes elementos econômicos, sociais, políticos e ideológico envolvidos no processo, assim como a sua contribuição na formação da sociedade brasileira.

Palavras-chave


Fronteira; Brasil; Amazônia; História; Geografia.

Texto completo:

PDF


Direitos autorais 2017 Revista Filosofia Capital - ISSN 1982-6613

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Portal Eletrônico: Revista Filosofia Capital _________________________________________________________________________________________________________________ Licença Creative Commons
FILOSOFIA CAPITAL de REVISTA FILOSOFIA CAPITAL está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em www.filosofiacapital.org/. _________________________________________________________________________________________________________________________ Copyright 2006. Revista Filosofia Capital-RFC ISSN 1982-6613 Brasí­lia-DF. Todos os direitos reservados.