ESTRATÉGIAS DE INCENTIVO À PRÁTICA DE LEITURA EM SALA DE AULA

Roberta Valéria Guedes de Lima

Resumo


O presente artigo discute a importância da leitura nas aulas de Língua Portuguesa nos Ensino Fundamental, ou seja, de 5º ao 8º ano. Para tanto, foi realizada uma pesquisa de campo em uma escola particular em na cidade de Samambaia-DF, utilizando aplicação de questionário e desenvolvimento de estratégias pedagógicas para despertar o interesse pela leitura. O objetivo foi verificar a prática de leitura e desenvolver técnicas e habilidades para o ensino-aprendizagem do aluno. Os resultados demonstram que há carência de estímulos a essa atividade em sala por parte de alguns professores e que sua utilização adequada, trabalhando diversos gêneros literários em sala de aula, melhora perceptivelmente a interpretação, leitura, compreensão e escrita dos estudantes.

Palavras-chave


Leitura. Ensino-aprendizagem; Língua Portuguesa.

Texto completo:

PDF


Direitos autorais 2017 Revista Filosofia Capital - ISSN 1982-6613

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Portal Eletrônico: Revista Filosofia Capital _________________________________________________________________________________________________________________ Licença Creative Commons
FILOSOFIA CAPITAL de REVISTA FILOSOFIA CAPITAL está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em www.filosofiacapital.org/. _________________________________________________________________________________________________________________________ Copyright 2006. Revista Filosofia Capital-RFC ISSN 1982-6613 Brasí­lia-DF. Todos os direitos reservados.