INTRODUÇÃO AO MATERIALISMO HISTÓRICO, POR FRIEDRICH ENGELS.

Adila Ferreira Almeida

Resumo


O presente artigo tem por objetivo aprsentar o materialismo histórico por meio de uma breve análise do pensamento de Friedrich Engels, que ao lado de Karl Marx foi um dos fundadores do materialismo histórico. Engels apresenta o materialismo histórico de forma clara e didática, confrontando-o primeiramente com o idealismo hegeliano e posteriormente – sendo esse o confronto mais marcante – com o idealismo da economia clássica burguesa. Para Marx e Engels, apenas o materialismo histórico se configurava em uma ciência do pensamento filosófico segura, já que é uma indução, o que lhe conferia uma segurança maior na análise, superando assim a dedução filosófica tradicional. É com essa premissa que o presente artigo se assentará.

Palavras-chave: Materialismo histórico. Idealismo. Economia. Base material. Abstração. Concretude.

Palavras-chave


Materialismo histórico. Idealismo. Economia. Base material. Abstração. Concretude.

Texto completo:

PDF


Direitos autorais 2018 Revista Filosofia Capital - ISSN 1982-6613

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Portal Eletrônico: Revista Filosofia Capital _________________________________________________________________________________________________________________ Licença Creative Commons
FILOSOFIA CAPITAL de REVISTA FILOSOFIA CAPITAL está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em www.filosofiacapital.org/. _________________________________________________________________________________________________________________________ Copyright 2006. Revista Filosofia Capital-RFC ISSN 1982-6613 Brasí­lia-DF. Todos os direitos reservados.