DILEMAS MORAIS ENTRE O CONSEQUENCIALISMO E O DEONTOLOGISMO ÉTICO

Daniel Nery da Cruz

Resumo


O texto trata o problema da fundamentação moral ou dos critérios que permitem julgar a ação correta da incorreta no âmbito do consequencialismo ético e da moral deontológica. Definido os dois termos, se tomará o utilitarismo ético como exemplo clássico do consequencialismo moral opondo a essa perspectiva a ética deontológica kantiana. Postos esses dois parâmetros teóricos de moralidade, a discussão se deterá na apreciação de casos problemas, explorando questões éticas que eles suscitam, evidenciando a insuficiência de elucida-las tão somente com base em princípios consequencialistas e da moral do dever.

Palavras-chave: Consequencialismo. Deontologismo. Intenção. Utilitarismo. Obrigação Moral.

Palavras-chave


Consequencialismo; Deontologismo; Intenção; Utilitarismo; Obrigação moral.

Texto completo:

PDF


Direitos autorais 2018 Revista Filosofia Capital - ISSN 1982-6613

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Portal Eletrônico: Revista Filosofia Capital _________________________________________________________________________________________________________________ Licença Creative Commons
FILOSOFIA CAPITAL de REVISTA FILOSOFIA CAPITAL está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em www.filosofiacapital.org/. _________________________________________________________________________________________________________________________ Copyright 2006. Revista Filosofia Capital-RFC ISSN 1982-6613 Brasí­lia-DF. Todos os direitos reservados.