EM DEFESA DOS ANIMAIS: PRINCÍPIOS DE ÉTICA VEGANA

Eric Souza Pires

Resumo


É sabido que há milênios o ser humano vem utilizando os animais como meio para diversos fins, desde companhia, transporte e trabalho, até diversão, experimentação científica, vestuário e alimentação. Das várias vertentes que podem ser abordadas quando o assunto é a eliminação da exploração animal, a que se concentra no problema da dor e do sofrimento está diretamente ligada à Ética e à Filosofia, que devem assumir uma dupla tarefa: estudar os motivos que levam o ser humano a explorar seres não humanos para satisfazer seus interesses, e avaliar se esses motivos encontram sustentação que os justifiquem. Este artigo pretende trazer para o debate as principais ideias defendidas por Peter Singer, a contribuição complementar de Tom Regan e a posição mais acirrada de Gary Francione, cotejando os diferentes enfoques a fim de verificar até que ponto suas teses são legítimas ou insustentáveis sob a perspectiva da contemporaneidade.

Palavras-chave: Zooética. Direitos dos animais. Veganismo.

Texto completo:

PDF


Direitos autorais 2018 Revista Filosofia Capital - ISSN 1982-6613

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Portal Eletrônico: Revista Filosofia Capital _________________________________________________________________________________________________________________ Licença Creative Commons
FILOSOFIA CAPITAL de REVISTA FILOSOFIA CAPITAL está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em www.filosofiacapital.org/. _________________________________________________________________________________________________________________________ Copyright 2006. Revista Filosofia Capital-RFC ISSN 1982-6613 Brasí­lia-DF. Todos os direitos reservados.