O USO DO PEER INSTRUCTION NO ENSINO DE GEOGRAFIA: UMA ANÁLISE A PARTIR DO CENTRO EDUCACIONAL MYRIAM ERVILHA

Eliphas Bruno de Medeiros Rodrigues, Claudia Pinheiro Nascimento

Resumo


O artigo apresenta um estudo de caso sobre a utilização das metodologias ativas em sala de aula, sobretudo a utilização do Peer Instruction desenvolvida pelo professor Eric Mazur na Universidade de Harvard. Como referencial teórico buscou-se fundamentação no pensamento de Libâneo e Paulo Freire. Com Libâneo, o livro Adeus professor, adeus professor nos apresenta uma teoria no qual o docente deve ser preparado para adequar sua didática às novas realidades, sobretudo do aluno e dos diversos universos culturais por eles vividos. E Paulo Freire a fundamentação está relacionada a autonomia do estudante no processo de ensino-aprendizagem. O estudo de caso do artigo foi desenvolvido no Centro educacional Myriam Ervilha, Recanto das Emas.

Palavras-chaves: Metodologias ativas. Autonomia. Peer instruction.

Palavras-chave


Metodologias ativas. Autonomia. Peer instruction.

Texto completo:

PDF


Direitos autorais 2018 Revista Filosofia Capital - ISSN 1982-6613

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Portal Eletrônico: Revista Filosofia Capital _________________________________________________________________________________________________________________ Licença Creative Commons
FILOSOFIA CAPITAL de REVISTA FILOSOFIA CAPITAL está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em www.filosofiacapital.org/. _________________________________________________________________________________________________________________________ Copyright 2006. Revista Filosofia Capital-RFC ISSN 1982-6613 Brasí­lia-DF. Todos os direitos reservados.