A AFETIVIDADE NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM NA PERSPECTIVA DO ALUNO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR

Zayra de Lima Bastos Okumura, Mª Julia B. de Holanda, Aline Novaes Ximenes, Cláudia Pinheiro Nascimento

Resumo


O presente trabalho pretende analisar a influência da afetividade no processo de ensino-aprendizagem de acordo com a visão do aluno da Educação Superior, objetivando esclarecer os conceitos de afetividade e aprendizagem, bem como identificar a relação entre elas e investigar a percepção do aluno acerca da temática. Nesse sentido, a pesquisa teve como metodologia a realização de estudo bibliográfico e na sequência pesquisa de campo por meio da aplicação de questionário respondido por alunos da Educação Superior. Assim, por meio da análise dos dados coletados, foi possível identificar que os alunos consideram a afetividade relevante para sua aprendizagem, e que a qualidade das relações estabelecidas no ambiente da Educação Superior pode influenciar de forma positiva ou negativa seu aprendizado. Deste modo, alcançou-se a resposta ao problema da pesquisa que era conhecer a visão do aluno acerca da influência da afetividade em seu processo de ensino-aprendizagem.

Palavras-chave: Afetividade. Aprendizagem. Educação Superior.

Palavras-chave


Afetividade. Aprendizagem. Educação Superior.

Texto completo:

PDF


Direitos autorais 2018 Revista Filosofia Capital - ISSN 1982-6613

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Portal Eletrônico: Revista Filosofia Capital _________________________________________________________________________________________________________________ Licença Creative Commons
FILOSOFIA CAPITAL de REVISTA FILOSOFIA CAPITAL está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em www.filosofiacapital.org/. _________________________________________________________________________________________________________________________ Copyright 2006. Revista Filosofia Capital-RFC ISSN 1982-6613 Brasí­lia-DF. Todos os direitos reservados.