O PAPEL DO PSICOPEDAGOGO NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO DE ALUNOS COM DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM

Luana Cunha Macêdo, Aline Novaes Ximenes

Resumo


O presente artigo tem como objetivo analisar as estratégias utilizadas pelo psicopedagogo no processo de aquisição da leitura e escrita de alunos com dificuldades de aprendizagem. Para isso, apresentaram-se as etapas e métodos do processo de alfabetização; as dificuldades de aprendizagem relacionadas a este processo e as ações utilizadas pelo psicopedagogo para trabalhar as dificuldades de aprendizagem evidenciadas nessa etapa. O estudo foi inspirado nos estudos de Ferreiro, Teberosky e Soares, grandes pesquisadoras no que diz respeito ao desenvolvimento do processo de alfabetização. Piaget e Sampaio sustentam teoricamente o presente trabalho no que se refere ao papel do psicopedagogo, tanto na avaliação como nas intervenções necessárias para que o aluno com dificuldade consiga evoluir em seu processo de aquisição da leitura e escrita. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica que segundo Gil (2002) é o levantamento teórico por meio de livros, artigos e leituras diversas de forma a embasar e orientar a ação do psicopedagogo diante de crianças que apresentam dificuldades de aprendizagem no processo de alfabetização.

Palavras-chave: Psicopedagogo. Alfabetização. Dificuldades de aprendizagem.

Palavras-chave


Psicopedagogo. Alfabetização. Dificuldades de aprendizagem.

Texto completo:

PDF


Direitos autorais 2018 Revista Filosofia Capital - ISSN 1982-6613

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Portal Eletrônico: Revista Filosofia Capital _________________________________________________________________________________________________________________ Licença Creative Commons
FILOSOFIA CAPITAL de REVISTA FILOSOFIA CAPITAL está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em www.filosofiacapital.org/. _________________________________________________________________________________________________________________________ Copyright 2006. Revista Filosofia Capital-RFC ISSN 1982-6613 Brasí­lia-DF. Todos os direitos reservados.