CIORAN E O ESTILO COMO JUSTIFICATIVA DA VIDA

Jasson da Silva Martins

Resumo


É um fato que o estilo do autor influencia a recepção-compreensão de sua obra. No caso de Cioran há uma dupla fratura: há uma mudança de estilo nas obras publicadas em francês, em relação às obras publicadas em romeno; há uma inversão entre o conteúdo das obras romenas e o estilo fragmentário e aforístico da obra francesa. Refletir sobre esse efeito do estilo sobre o conteúdo é o objetivo do presente artigo. Na obra Do inconveniente de ter nascido a adoção do estilo em detrimento da vida fica evidente.

Palavras-chave: Cioran. Estilo. Literatura. Filosofia.

Palavras-chave


Cioran. Estilo. Literatura. Filosofia.

Texto completo:

PDF


Direitos autorais 2021 Revista Filosofia Capital - ISSN 1982-6613

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Portal Eletrônico: Revista Filosofia Capital _________________________________________________________________________________________________________________ Licença Creative Commons
FILOSOFIA CAPITAL de REVISTA FILOSOFIA CAPITAL está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em www.filosofiacapital.org/. _________________________________________________________________________________________________________________________ Copyright 2006. Revista Filosofia Capital-RFC ISSN 1982-6613 Brasí­lia-DF. Todos os direitos reservados.