VESTÍGIOS SOBRE ALEGRIA BREVE, DE VERGÍLIO FERREIRA, NOS MEIOS DE CIRCULAÇÃO DO LITERÁRIO NO BRASIL

Gledinélio Silva Santos

Resumo


O diálogo estabelecido entre as literaturas de língua portuguesa, sobretudo entre Brasil e Portugal, mostrou-se bastante profícuo ao longo do tempo. O que, de um lado, revela o interesse dos leitores e da crítica pelos autores e suas obras. E, por outro, representa a própria dinâmica econômica das editoras pela busca, expansão e manutenção de novos mercados. O presente artigo busca, num primeiro momento, identificar os vestígios sobre o romance Alegria Breve, de Vergílio Ferreira, em periódicos nacionais. E, num segundo momento, analisar a relação estabelecida entre o autor português e a crítica literária brasileira, levando em consideração os registros de como se deu a circulação da obra vergiliana em questão e a sua receptividade.

Palavras-chaves: Crítica. Circulação do Literário. Periódicos. Alegria Breve. Vergílio Ferreira.

Palavras-chave


Crítica. Circulação do Literário. Periódicos. Alegria Breve. Vergílio Ferreira.

Texto completo:

PDF


Direitos autorais 2021 Revista Filosofia Capital - ISSN 1982-6613

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Portal Eletrônico: Revista Filosofia Capital _________________________________________________________________________________________________________________ Licença Creative Commons
FILOSOFIA CAPITAL de REVISTA FILOSOFIA CAPITAL está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em www.filosofiacapital.org/. _________________________________________________________________________________________________________________________ Copyright 2006. Revista Filosofia Capital-RFC ISSN 1982-6613 Brasí­lia-DF. Todos os direitos reservados.