A IDENTIDADE SUBJETIVA DA MULHER

Graça Castell

Resumo


O tema mulher ainda é um assunto bastante polêmico e, por isso, encontra barreiras entre um grande número de historiadores. A história das mulheres apareceu como um campo definí­vel somente nas duas últimas décadas do século XX. Até 1980 o tema era uma preocupação apenas das sociólogas e tinha como marca a forte influência do marxismo. Com o passar do tempo a mulher tornou-se objeto visí­vel nos trabalhos de antropólogos e historiadores por meio da construção de novos cortes teórico-metodológicos. Partindo do pressuposto de que a mulher, assim como o homem, faz parte da construção cultural, passou-se então a estudar o conceito mulher com outro olhar, cujo conceito remete à construção de significados culturais e à identidade subjetiva da mulher.

Palavras-Chave: Mulher Construção Cultural Identidade subjetiva

Palavras-chave


Estudo de Gênero; Estudo de Casos

Texto completo:

PDF


Direitos autorais

Portal Eletrônico: Revista Filosofia Capital _________________________________________________________________________________________________________________ Licença Creative Commons
FILOSOFIA CAPITAL de REVISTA FILOSOFIA CAPITAL está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em www.filosofiacapital.org/. _________________________________________________________________________________________________________________________ Copyright 2006. Revista Filosofia Capital-RFC ISSN 1982-6613 Brasí­lia-DF. Todos os direitos reservados.