DE MENINA A MULHER, IMPASSES DA FEMINILIDADE NA CULTURA CONTEMPORÓNEA

Silvia Alexim Nunes

Resumo


Uma reflexão sobre a influência dos meios de comunicação na construção da subjetividade feminina na atualidade, através da abordagem das transformações da puberdade e seus impasses. Passando por uma crí­tica ao papel da psicanálise na constituição de uma determinada representação do corpo feminino como marcado pelo signo da imperfeição, representação que parece justificar o anseio pela busca de beleza e perfeição fí­sica que inunda a mí­dia e o cotidiano das mulheres.

Palavras-Chave: adolescência – feminilidade – subjetividade – corpo – mí­dia

Palavras-chave


Estudo de Gênero; Estudo de Casos

Texto completo:

PDF


Direitos autorais

Portal Eletrônico: Revista Filosofia Capital _________________________________________________________________________________________________________________ Licença Creative Commons
FILOSOFIA CAPITAL de REVISTA FILOSOFIA CAPITAL está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em www.filosofiacapital.org/. _________________________________________________________________________________________________________________________ Copyright 2006. Revista Filosofia Capital-RFC ISSN 1982-6613 Brasí­lia-DF. Todos os direitos reservados.