A IDEOLOGIA DO CAPITAL E OS ESTADOS: UMA BREVE ANíLISE DA TRANSFORMAÇÃO DA RAZÃO EM IDEOLOGIA TECNOCRíTICA A PARTIR DA PERSPECTIVA DA ESCOLA DE FRANKFURT

André Ricardo Barbosa Duarte

Resumo


No presente artigo é apresentada uma breve análise sobre como os Estados capitalistas contemporãneos absorveram o ideal do progresso associado ao avanço tecnocientí­fico. Para tal analise será usada a Teoria Critica da Escola de Frankfurt que elucida como a razão emancipatória do movimento iluminista dos séculos XVII-XVIII consubstanciou-se em razão tecnocrática a serviços da racionalização da produção capitalista.

Palavras-chave


Estado; Capitalismo; Razão; Emancipação; Tecnocracia

Texto completo:

PDF


Direitos autorais

Portal Eletrônico: Revista Filosofia Capital _________________________________________________________________________________________________________________ Licença Creative Commons
FILOSOFIA CAPITAL de REVISTA FILOSOFIA CAPITAL está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em www.filosofiacapital.org/. _________________________________________________________________________________________________________________________ Copyright 2006. Revista Filosofia Capital-RFC ISSN 1982-6613 Brasí­lia-DF. Todos os direitos reservados.