NOTAS SOBRE A EXISTÊNCIA: SCHOPENHAUER SEGUNDO NIETZSCHE

Danilo Bilate

Resumo


Este trabalho tenta reconstruir a imagem que Nietzsche faz daquele pensador que foi uma de suas maiores influências, a saber, Schopenhauer. Essa reconstrução se dá tomando como fio condutor o problema da existência, isto é, levando em consideração a pergunta que ambos fizeram pelo sentido da vida. Essa pergunta implica não só o questionamento sobre qual o significado da existência humana, mas também sobre se a vida teria mesmo qualquer sentido pré-existente, independente do homem e da cultura ou se todo sentido, todos os valores, significações e juí­zos sobre a vida não seriam estabelecidos pelo homem através da cultura a posteriori.

Palavras-chave: Vida; Existência; Niilismo.

Palavras-chave


Vida; Existência; Niilismo

Texto completo:

PDF


Direitos autorais

Portal Eletrônico: Revista Filosofia Capital _________________________________________________________________________________________________________________ Licença Creative Commons
FILOSOFIA CAPITAL de REVISTA FILOSOFIA CAPITAL está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em www.filosofiacapital.org/. _________________________________________________________________________________________________________________________ Copyright 2006. Revista Filosofia Capital-RFC ISSN 1982-6613 Brasí­lia-DF. Todos os direitos reservados.