A CRIATIVIDADE COMO ESTRATÉGIA MEDIADORA DE PROCESSOS DE DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM

Maria Mônica Pinheiro-Cavalcanti, Denise de Souza Fleith

Resumo


O presente trabalho objetiva relatar o processo de intervenção psicopedagógica com foco no desenvolvimento da criatividade de um aluno de 7 anos, que freqüentava uma escola da rede particular de ensino da capital de Alagoas. O objetivo da intervenção foi contribuir para o desenvolvimento do potencial intelectual e criador do aluno, favorecendo a expressão de seus talentos e a integração de suas habilidades e necessidades. O processo de intervenção psicopedagógica envolveu dois momentos distintos e consecutivos da trajetória escolar inicial da criança: no 2ú ano do Ensino Fundamental, quando se recusava a grafar em letra cursiva, e no 3ú ano, momento em que se negava a construir narrativas. Aspectos do contexto escolar e do processo de aprendizagem do aluno são relatados, bem como especificidades relacionadas à intervenção desenvolvida com a criança. A intervenção contribuiu para o desenvolvimento do potencial intelectual criador e socioemocional da criança com reflexos positivos sobre seu desempenho escolar.

Palavras-chave: Intervenção psicopedagógica; Criatividade; Ensino fundamental.

Palavras-chave


Estudo de Casos.

Texto completo:

PDF


Direitos autorais

Portal Eletrônico: Revista Filosofia Capital _________________________________________________________________________________________________________________ Licença Creative Commons
FILOSOFIA CAPITAL de REVISTA FILOSOFIA CAPITAL está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em www.filosofiacapital.org/. _________________________________________________________________________________________________________________________ Copyright 2006. Revista Filosofia Capital-RFC ISSN 1982-6613 Brasí­lia-DF. Todos os direitos reservados.