A CONTRIBUIÇAO DA REFLEXÃO FILOSÓFICA NO PROCESSO DA APRENDIZAGEM: PARA CONHECER E PENSAR É PRECISO ANTES APRENDER A LER E INTERPRETAR

Mauro Trevisan

Resumo


O presente artigo visou analisar a importãncia da leitura e interpretação no processo de aprendizagem, destacando-se assim, que para o processo de ensino aprendizagem, o desenvolvimento de habilidades, a prontidão e a motivação para aprender são fatores determinantes para o ensino. O problema apresenta-se na maior parte das vezes no final do ensino médio e no ensino superior quando os alunos demonstram uma enorme dificuldade no aspecto de interpretação. Uma das hipóteses para sanar o problema seria exatamente a motivação pessoal desde os primeiros anos da educação escolar, outra seria com programas especí­ficos nas instituições, inclusive alguma Instituição de ní­vel superior já trabalham hoje com esta perspectiva de aprimoramento da parte de leitura e interpretação no primeiro semestre dos cursos de graduação. Ressalta como elemento relevante a formação inicial dos alunos. Como forma metodológica percorreu-se o aspecto legal, as normativas repensando a própria Lei das Diretrizes e Bases da Educação, apresentando alguns elementos como fonte alternativa para tentar resolver a falta de disciplina. Em suma, o processo de ensino aprendizagem demanda certa organicidade e disciplina que fazem a diferença.

Palavras-chave: Filosofia; Educação; Interpretação; Leitura.

Palavras-chave


Filosofia – Educação – Interpretação - Leitura

Texto completo:

PDF


Direitos autorais

Portal Eletrônico: Revista Filosofia Capital _________________________________________________________________________________________________________________ Licença Creative Commons
FILOSOFIA CAPITAL de REVISTA FILOSOFIA CAPITAL está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em www.filosofiacapital.org/. _________________________________________________________________________________________________________________________ Copyright 2006. Revista Filosofia Capital-RFC ISSN 1982-6613 Brasí­lia-DF. Todos os direitos reservados.