OS íDOLOS DA CAVERNA E A SOCIEDADE CONTEMPORÓNEA: DO NARCISISMO BIOPSICOCULTURAL

Luiz Carlos Mariano da Rosa

Resumo


Correlacionando-a à sociedade contemporãnea, o artigo em questão acena com a leitura dos í­dolos da caverna [Bacon], detendo-se especificamente na questão que envolve a natureza do indiví­duo, cuja tendência não se impõe senão para adaptar ao arcabouço de sua perspectiva o conteúdo resultante do processo de endoculturação, convergindo, em suma, para as fronteiras da dogmatização, conforme assinala a emergência do cientificismo materialista que, em nome do progresso, institui a crença nos pressupostos tecnocientí­ficos, propondo a credibilização das referencialidades do arcabouço da ciência e da circunscrição da técnica como condicionalidades determinantes da emancipação social, caracterizando-se, pois, como uma falsa noção, tal como atestam as suas consequências.

Palavras-chave: í­dolos, ideologia, educação, sociedade.

Texto completo:

PDF


Direitos autorais

Portal Eletrônico: Revista Filosofia Capital _________________________________________________________________________________________________________________ Licença Creative Commons
FILOSOFIA CAPITAL de REVISTA FILOSOFIA CAPITAL está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em www.filosofiacapital.org/. _________________________________________________________________________________________________________________________ Copyright 2006. Revista Filosofia Capital-RFC ISSN 1982-6613 Brasí­lia-DF. Todos os direitos reservados.