EDUCAÇÃO ESTÉTICA, NO ÚLTIMO FOUCAULT, COMO NOVA SUJEIÇÃO

Simone Villas Ferreira

Resumo


Na obra de Michel Foucault há três fases. O estudo dos modos de objetivação conduz a duas: a fase de estágios arqueológicos e genealógicos investigados, respectivamente, as relações das relações de conhecimento e poder constituem o assunto. A terceira etapa, chamada de "ética", está preocupada com os modos subjetividade. Se concentra em como as relações de conhecimento e poder têm produzido condições de possibilidade de uma estética da existência. Assim, nesta fase final de sua obra, Foucault se pergunta por aquilo que torna possí­vel a formação dos sujeitos, a partir de seus estudos sobre as relações do discurso e poder. Reflito sobre estes processos de modos objetivação que produzem subjetividades. Modos de objetivação, tratados basicamente, dizem respeito ao campo do conhecimento, isto é, discurso e práticas de linguagem. Mais as relações de poder com o qual ele se articula. Neste contexto, a pedra angular desta investigação é a relação entre ética e estética em jogo no processo de formação do sujeito. Com essa estratégia, é projetado uma breve turnê de um vocabulário que permite analisar a relação entre formas de conhecimento, formas de poder e formas de sujeição.


PALAVRAS-CHAVE: Sujeito e Subjetivação; Último Foucaut; Educação Estética.

Palavras-chave


Sujeito e Subjetivação; Último Foucaut; Educação Estética.

Texto completo:

PDF


Direitos autorais

Portal Eletrônico: Revista Filosofia Capital _________________________________________________________________________________________________________________ Licença Creative Commons
FILOSOFIA CAPITAL de REVISTA FILOSOFIA CAPITAL está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em www.filosofiacapital.org/. _________________________________________________________________________________________________________________________ Copyright 2006. Revista Filosofia Capital-RFC ISSN 1982-6613 Brasí­lia-DF. Todos os direitos reservados.