O ENSINO DE FILOSOFIA COMO SUJEIÇÃO

Daniel Matos Alvarenga

Resumo


O presente Ensaio lança-se numa abordagem sobre a Escola e seus mecanismos de reprodução para a perpetuação de indiví­duos –sujeitos-, baseado, principalmente, sob a perspectiva althusseriana nos Aparelhos Ideológicos de Estado – AIEôs. Concomitantemente, busca-se uma reflexão de como se torna sujeito a partir das relações diárias (concretas), reconhecendo o indiví­duo, sua própria sujeição. Nesta perspectiva, enfatiza-se ainda, a difí­cil relação: Escola, Estado e o Ensino de Filosofia na escola reprodutora, abordando os mitos, as dificuldades, e o papel do ensino de filosofia.

Palavras-Chave: Escola – Sujeição – Reprodução – Ideologia – Estado - Filosofia

Palavras-chave


Estudo de Gênero

Texto completo:

PDF


Direitos autorais

Portal Eletrônico: Revista Filosofia Capital _________________________________________________________________________________________________________________ Licença Creative Commons
FILOSOFIA CAPITAL de REVISTA FILOSOFIA CAPITAL está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em www.filosofiacapital.org/. _________________________________________________________________________________________________________________________ Copyright 2006. Revista Filosofia Capital-RFC ISSN 1982-6613 Brasí­lia-DF. Todos os direitos reservados.