IMPESSOALIDADE E HOMEM UNIDIMENSIONAL: POSSíVEIS RELAÇÕES ENTRE O PENSAMENTO DE HEIDEGGER E MARCUSE

Paulo Victor Rodrigues da Costa

Resumo


O presente artigo tem em vista relacionar dois autores de suma importãncia para o pensamento contemporãneo, são eles Martin Heidegger e Herbert Marcuse. A importãncia de Heidegger, no que concerne a tal artigo, diz respeito a seu conceito-chave denominado impessoalidade. Impessoalidade é um termo que indica a necessidade de ví­nculo do homem com os sentidos sedimentados de um determinado horizonte histórico, de um tal modo que é sempre a partir da impessoalidade que o homem pode conquistar sua singularidade. Em consonãncia com tal conceito será trabalhada a noção de homem unidimensional, i.e., o homem do capitalismo tardio e sua incapacidade de articular perspectivas outras que sejam capazes de leva-lo para além de seu próprio horizonte histórico. Será na relação dos dois conceitos centrais no trabalho de ambos os autores que o presente artigo intenta indicar a situação do homem contemporãneo.

Palavras-chave


Heidegger; Filosofia Contemporãnea; Marcuse

Texto completo:

PDF


Direitos autorais 2015 Revista Filosofia Capital - ISSN 1982-6613

Portal Eletrônico: Revista Filosofia Capital _________________________________________________________________________________________________________________ Licença Creative Commons
FILOSOFIA CAPITAL de REVISTA FILOSOFIA CAPITAL está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em www.filosofiacapital.org/. _________________________________________________________________________________________________________________________ Copyright 2006. Revista Filosofia Capital-RFC ISSN 1982-6613 Brasí­lia-DF. Todos os direitos reservados.