PARA RETORNAR AOS PRÉ-SOCRíTICOS

Daniel Matos Alvarenga

Resumo


Retroceder aos Pré-Socráticos não é apenas apresentar aquilo que acreditaram ser o princí­pio de tudo; antes disso, é preciso tê-los como um modelo para que o verdadeiro filosofar ressoe novamente e deixemos de apenas raspar velhos ossos da filosofia. Com eles, tem-se a filosofia por ela mesma, sem as amarras dos costumes e dos modismos inseridos numa sociedade. Uma breve apresentação, não de todos, mas de alguns dos Pré-Socráticos, incentivado pela leitura que Nietzsche e Russell fazem dos mesmos.

Palavras-Chave: Pré-Socráticos – Filosofia – Originalidade – Aprendizagem

Palavras-chave


Estudo de Gênero

Texto completo:

PDF


Direitos autorais

Portal Eletrônico: Revista Filosofia Capital _________________________________________________________________________________________________________________ Licença Creative Commons
FILOSOFIA CAPITAL de REVISTA FILOSOFIA CAPITAL está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em www.filosofiacapital.org/. _________________________________________________________________________________________________________________________ Copyright 2006. Revista Filosofia Capital-RFC ISSN 1982-6613 Brasí­lia-DF. Todos os direitos reservados.