UMA PERSPECTIVA ÉTICA DO ETERNO RETORNO

Diego Ramos Mileli

Resumo


Este artigo foi elaborado a partir da análise do enigma do eterno retorno conforme este é construído no aforismo 341 da Gaia Ciência. O Problema do eterno retorno é analisado em sua possibilidade de se constituir uma perspeciva ética tendo-o em mente. Além disso, se busca demonstrar como essa perspectiva poderia ter influenciado o pensamento de Foucault na questão do cuidado de si. São abordadas as relações que se estabelecem entre essas duas expressões “cuidado de si” e “eterno retorno”, respectivamente em Foucault e Nietzsche, de forma a compreender como as noções que residem nelas se aproximam, afastam ou complementam-se.

Palavras-chave


Eterno retorno; cuidado de si; Perspectiva Ética

Texto completo:

PDF


Direitos autorais 2016 Revista Filosofia Capital - ISSN 1982-6613

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

Portal Eletrônico: Revista Filosofia Capital _________________________________________________________________________________________________________________ Licença Creative Commons
FILOSOFIA CAPITAL de REVISTA FILOSOFIA CAPITAL está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em www.filosofiacapital.org/. _________________________________________________________________________________________________________________________ Copyright 2006. Revista Filosofia Capital-RFC ISSN 1982-6613 Brasí­lia-DF. Todos os direitos reservados.