RELAÇÕES PEDAGÓGICAS ENTRE TÉCNICA, CINEMA, NATUREZA E MEIO AMBIENTE NA FILOSOFIA DE WALTER BENJAMIN

Dirceu Ribeiro Gama

Resumo


O objetivo do presente trabalho consiste em investigar as relações pedagógicas entre técnica, cinema, natureza e meio ambiente em ensaios de Walter Benjamin. Para tal, os textos analisados foram “A imagem de Proust”; “A obra de arte na era de sua reprodutibilidade técnica”, “Teorias do fascismo alemão. Sobre a coletânea ‘Guerra e Guerreiros’, editada por Ernst Jünger”; “A caminho do planetário”; “Paris do Segundo Império” e “Passagens”. Nestas obras, buscou-se discernir a maneira com que o filósofo articula a questão da técnica moderna com a economia, a demografia urbana, a arte, o psiquismo individual, a sociedade e a cultura. Logo após, os efeitos imagéticos do cinema sobre a corporeidade foram mapeados com base na psicanálise de Freud e nas interpretações de Ernst Cassirer sobre o mito e a história. Em seguida, procurou-se discutir como os vínculos entre imagem e percepção podem alavancar novas posturas no que concerne a educação ambiental nos contextos da América Latina, África e Ásia. Nessa perspectiva, a arquitetura do pensamento benjanimiano é retomada numa outra dimensão epistemológica e histórica, a das tecno-imagens digitalizadas ou de síntese, uma vez que elas correspondem ao novo aparato maquínico hegemônico dominante, a saber, o das tecnologias globais de informação computadorizada.

Palavras-chave


Cinema; Educação; Walter Benjamin

Texto completo:

PDF


Direitos autorais 2016 Revista Filosofia Capital - ISSN 1982-6613

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Portal Eletrônico: Revista Filosofia Capital _________________________________________________________________________________________________________________ Licença Creative Commons
FILOSOFIA CAPITAL de REVISTA FILOSOFIA CAPITAL está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em www.filosofiacapital.org/. _________________________________________________________________________________________________________________________ Copyright 2006. Revista Filosofia Capital-RFC ISSN 1982-6613 Brasí­lia-DF. Todos os direitos reservados.