O DUPLO PAPEL DA EDUCAÇÃO FORMAÇÃO VERSUS CORRUPÇÃO: UMA ANÁLISE DA QUESTÃO À LUZ DO PENSAMENTO DE JEAN-JACQUES ROUSSEAU

Adriano Eurípedes Medeiros Martins

Resumo


Constatamos que, mais do ensinar o que pode e o que não pode fazer, o educar deverá primar-se por uma formação que seja capaz de vedar a entrada, na natureza humana, da corrupção. Logo, o conhecimento da corrupção e do progresso da desigualdade entre os homens faz-se indispensável. Conhecer as causas da corrupção humana pressupõe o conhecimento de sua própria história, a qual se reflete nas etapas de progressão da desigualdade entre os homens.

Palavras-chave


1. Jean-Jacques Rousseau; 2. Educação; 3. Corrupção; 4. Perfectibilidade.

Texto completo:

PDF


Direitos autorais 2016 Revista Filosofia Capital - ISSN 1982-6613

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Portal Eletrônico: Revista Filosofia Capital _________________________________________________________________________________________________________________ Licença Creative Commons
FILOSOFIA CAPITAL de REVISTA FILOSOFIA CAPITAL está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em www.filosofiacapital.org/. _________________________________________________________________________________________________________________________ Copyright 2006. Revista Filosofia Capital-RFC ISSN 1982-6613 Brasí­lia-DF. Todos os direitos reservados.