A PSEUDO NEUTRALIDADE CIENTIFICA: A CIÊNCIA E A LINGUAGEM FRENTE A ÉTICA NA MODERNIDADE

Robson Stigar

Resumo


A presente pesquisa realiza em um primeiro momento uma breve genealogia da ciência na modernidade, posteriormente uma análise desta relação com a linguagem. Faz da mesma forma uma breve demonstração de teorias contemporâneas que pretendem reforçar a concepção positivista. E por fim realiza toda uma crítica à esta concepção conservadora de ciência. Esta pesquisa tem como objeto demonstrar a crítica do filósofo alemão, pertencente à terceira fase da escola de Frankfurt, Karl Otto Apel que é considerado como o mentor de toda a filosofia ética do discurso, e se utilizando de argumentos fortes criticam à posição que a ciência positiva atribui.

Palavras-chave


Ciência, Ética, Modernidade, Neutralidade

Texto completo:

PDF


Direitos autorais Revista Filosofia Capital - ISSN 1982-6613

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Portal Eletrônico: Revista Filosofia Capital _________________________________________________________________________________________________________________ Licença Creative Commons
FILOSOFIA CAPITAL de REVISTA FILOSOFIA CAPITAL está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em www.filosofiacapital.org/. _________________________________________________________________________________________________________________________ Copyright 2006. Revista Filosofia Capital-RFC ISSN 1982-6613 Brasí­lia-DF. Todos os direitos reservados.