UMA BREVE DISCUSSÃO SOBRE A METODOLOGIA DA AULA INVERTIDA: POSSIBILIDADES E DESAFIOS

Roberta Valéria Guedes de Lima, Mª Julia B. de Holanda

Resumo


O presente artigo procura realizar uma breve apresentação conceitual sobre a importância e os possíveis impactos do uso da aula invertida (flipped classroom) no contexto pedagógico. Tendo por foco uma prática pedagógica que adote uma interrelação de abordagens, denominada de teoria da atividade criada por Engeström (2002) e tem como princípio tentativa da aproximação do sujeito e do objeto, num processo que recupere a intuição aliada à razão, a emoção e a motivação pelo aprender, uma prática pedagógica na qual ocorra a interação que garanta o aprendizado. Como uma forma de integrar esta pedagogia crítica em salas de aula, os professores estão utilizando a tecnologia para implementar um método de blended learning (aprendizagem combinada) que desloca a interação do estudante com um novo conteúdo para a internet, a fim de liberar o tempo em sala de aula para atividades colaborativas. Ressalta-se que tal estudo apresenta uma natureza bibliográfica. Para concretizá-lo foram elaborados alguns aspectos. Primeiro, apresentaremos o construtivismo e a teoria da atividade como os caminhos para uma aprendizagem ativa. Em seguida, os desafios e as possibilidades da aula invertida. Logo após, como ocorre a relação de professor e estudante com a aula invertida. Diante disso, as estratégias colaborativas de aprendizagem combinada podem oferecer novas possibilidades, como a formação parcial ou totalmente on-line, com a assistência, mesmo à distância, dos professores. Entre os principais pontos fortes das estratégias colaborativas de aprendizagem combinada está sua capacidade de maximizar os benefícios da aprendizagem decorrentes das diferenças culturais, linguísticas ou disciplinares.

Palavras-Chave: Aula invertida. Aprendizagem combinada. Estratégias colaborativas.

Palavras-chave


Aula invertida. Aprendizagem combinada. Estratégias colaborativas.

Texto completo:

PDF


Direitos autorais Revista Filosofia Capital - ISSN 1982-6613

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Portal Eletrônico: Revista Filosofia Capital _________________________________________________________________________________________________________________ Licença Creative Commons
FILOSOFIA CAPITAL de REVISTA FILOSOFIA CAPITAL está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em www.filosofiacapital.org/. _________________________________________________________________________________________________________________________ Copyright 2006. Revista Filosofia Capital-RFC ISSN 1982-6613 Brasí­lia-DF. Todos os direitos reservados.